• Site
  • Web
Search
  |  Login
Monóxido de Carbono

O monóxido de carbono é um gás inodoro, incolor e insípido mas altamente tóxico, que resulta da combustão incompleta de combustíveis sólidos (por ex. lenha, carvão), líquidos (por ex. petróleo e gasóleo) ou gasosos (por ex. gás natural, propano ou butano).
Os efeitos do monóxido de carbono na saúde humana são consequência da sua capacidade de se combinar irreversivelmente com a hemoglobina, dando lugar à formação da carboxihemoglobina (COHb). O transporte de oxigénio pelo sangue, desde os pulmões até aos tecidos fica desta forma comprometido devido à ocupação do centro activo da hemoglobina pelo CO, composto que possui uma afinidade com a hemoglobina 210 vezes superior à do oxigénio.
A toxidade deste gás (monóxido de carbono) varia segundo o tempo de exposição e a concentração inalada, podendo existir casos de intoxicação aguda e crónica, assim como outros em que a morte ocorre de forma fulminante.

No caso de existir a suspeita de intoxicação por monóxido de carbono, areje o local, abra portas e janelas, desligue todos os aparelhos de queima, abandone o local e se necessário contacte o 112 para assistência às vitimas e solicite a resolução do problema a uma empresa instaladora reconhecida pela Direcção Geral de Energia e Geologia.

Conselhos úteis para prevenir ou evitar a acumulação de monóxido de carbono:

1. Não adquira aparelhos que não cumpram as normas de segurança. Verifique se têm a marcação CE.
2. Promova as inspecções periódicas à sua instalação de gás que deverão ser realizadas por uma Entidade Inspectora reconhecida pela Direcção Geral de Energia e Geologia.
3. Recorra sempre a empresas reconhecidas pela D.G.E.G. para a montagem dos aparelhos de queima e promova a sua manutenção/verificação periódica.
4. Verifique a renovação do ar no interior da habitação e mantenha as entradas de ar desobstruídas 
5. Promova a limpeza/desobstrução das condutas de evacuação/chaminés periodicamente 

Associação Nacional de Entidades Inspectoras
Associação Espanhola do Gás

Conheça o procedimento da Associação Espanhola de Gás para a Análise dos Produtos da Combustão e Monoxido de Carbono (CO) ambiente.